Ministra da Saúde se dirige à academia, cita revisão da Tabela SUS e recebe reivindicação da ABRAIDI

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em São Paulo em 7 de fevereiro, onde visitou o Incor e discursou para a comunidade acadêmica na Faculdade de Medicina da USP. Ela destacou a importância da ciência para guiar as ações do Ministério da Saúde, citou a inaceitável situação vacinal no Brasil e convocou a universidade para um maciço engajamento na recuperação das altas taxas de imunização contra doenças preveníveis.

Nísia Trindade mencionou os desafios do país com doenças controláveis como a hanseníase e, ao mesmo tempo, a alta demanda de doenças dependentes de recursos tecnológicos significativos. O fortalecimento do SUS exige uma visão ampla, com desafios dos séculos XXIX e XX, e desafios do século XXI, requerendo a aplicação de recursos tecnológicos como a saúde digital e a telemedicina.

A ministra destacou que com a complexidade do Brasil, não é possível trabalhar de forma isolada. “Precisamos atuar de forma multiprofissional e coletivamente” e citou o Incor como centro de excelência, “um SUS de qualidade”. “Temos que olhar para ações de curto prazo, mas também pensar de forma estrutural para todo o sistema”, completou.

Ela ressaltou a relevância de recuperar a capacidade nacional do Sistema Único de Saúde com acesso mais amplo e focado na população carente e para isso várias ações deverão ser realizadas, entre elas a necessária revisão da Tabela SUS.

Ao final do evento, a Ministra recebeu um ofício entregue pelo diretor técnico da ABRAIDI, Sérgio Madeira, com a reivindicação de várias associações signatárias pedindo a prorrogação da isenção do imposto de importação para medicamentos e dispositivos médicos. “O esforço do governo em acelerar o atendimento das filas de cirurgias estarão comprometidos caso a estrutura de preços seja agravada com alíquotas de até 18%” destacou o diretor da ABRAIDI.

No evento estavam várias lideranças setoriais e autoridades públicas, como Hélvio Miranda Magalhães Jr. da SAES, Ana Estela Haddad do Departamento de Saúde Digital, o diretor presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, entre outros.

Fonte IBRAIDI

Deixe um Comentário